Meu consórcio

A seguir você encontrará tudo sobre Consórcio Banrisul, desde informações sobre pagamentos até o que deve ser feito após a contemplação.

Extrato

Quer saber quantas parcelas já estão pagas, quantas ainda faltam ou, quem sabe, os últimos lances contemplados do seu grupo?

No acesso para consorciados você encontra todas essas informações e várias outras opções de pesquisa sobre o seu grupo e a sua cota. Clique em Entrar no topo da página ou clique no botão abaixo.

2ª via de boleto

Se você não recebeu o boleto da sua parcela ou quer pagar o boleto do seu lance, você pode imprimir a 2ª via clicando no botão abaixo.

Você também pode consultar o código de barras entrando em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones (51) 3215 6000 ou 0800 648 1908.

Se preferir, procure a sua agência Banrisul de relacionamento.

Boleto de lance

Você foi contemplado por lance? Parabéns!

Clique no botão abaixo, consulte sua cota e imprima o boleto para pagamento.

Uso do FGTS

O FGTS pode ser utilizado para oferta de lance no consórcio de imóvel. Após a sua contemplação e aquisição do bem, você também poderá usar o FGTS para amortizar o saldo devedor do seu consórcio. O consorciado deverá obedecer ao regramento de utilização do FGTS, sob pena de não poder usufruir da contemplação.

Parcelas em atraso

Se você optou por pagamento via débito em conta, dentro do prazo de 10 dias a partir do vencimento da parcela do mês, basta disponibilizar saldo em conta que o valor pendente será debitado automaticamente.

Caso você não tenha sido contemplado e queira regularizar a parcela com pendência, acesse a área do Consorciado, opção Boletos; escolha o boleto e efetue o pagamento.

Os consorciados contemplados que já receberam o bem e tiverem parcelas com atraso devem ligar para a Central de Atendimento ao Consorciado. Seguem telefones: 51 3215 6000 para Porto Alegre e Região Metropolitana ou 0800 648 1908 para demais regiões.

Reajuste do valor do bem

Bens móveis: Com base no reajuste da Tabela FIPE, o valor do bem é atualizado mensalmente. Em caso de aumento ou redução do valor do bem referenciado, o valor da parcela aumenta ou reduz na mesma proporção.

Bens imóveis: O valor do bem é atualizado anualmente, de acordo com o percentual acumulado nos últimos 12 meses, conforme reajuste do INCC, a contar da 1ª assembleia do grupo.

Considerando que a cobrança mensal é emitida anteriormente às assembleias, as eventuais diferenças de parcela, decorrentes de alterações no valor do bem no período compreendido entre a emissão da cobrança e a data da assembleia serão cobradas ou compensadas na parcela seguinte.

Quitação do saldo devedor

A qualquer momento você pode quitar o seu saldo devedor. Para verificar o valor, você pode acessar o seu extrato na área do consorciado, entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ou com a sua Agência de Relacionamento.

A quitação ocorre na assembleia posterior a data do pagamento.

Antes da quitação efetiva será apurado se há saldo devedor residual, pois o preço do bem de referência pode ter sofrido reajuste.

Observe que a quitação de cota ainda não contemplada não dá direito a utilização do crédito. Você continuará concorrendo a contemplação por sorteio nas assembleias do seu grupo.

 

Datas de assembleia

As datas das próximas assembleias podem ser consultadas no botão abaixo, que direciona para a área de acesso do consorciado, ou no botão Entrar no topo da página, à direita.

Resultado de assembleia

Para saber se você foi contemplado, entre na área do consorciado. Nesse acesso, caso tenha sido contemplado por lance, estará disponível o boleto com o valor para pagamento.

Para solicitar a sua carta de crédito vá na sua agência Banrisul de relacionamento portando seus documentos de identificação, de comprovação de renda e de residência.

Oferta de lance

Você pode ofertar lances até um dia útil anterior à data da assembleia. Quer aproveitar e registrar o seu lance? Clique no botão abaixo e acesse sua conta ou selecione Entrar no topo da página.

Os lances são ofertados em dinheiro e convertidos em percentual com base no valor da sua carta de crédito. Vence quem ofertar o maior percentual, de acordo com o saldo do grupo.

Você só terá de pagar o lance se for contemplado. Além disso, poderá decidir se o valor do lance será usado para reduzir o número de parcelas restantes ou o valor mensal das parcelas.

Você pode optar por embutir parte do seu lance, limitado a 50% do valor que você ofertou. Esse valor é descontado do total do seu crédito e também do seu saldo devedor.

É muito fácil ofertar um lance, acesse a sua cota no botão abaixo ou em Entrar no topo da página.

 

Após realizar o cancelamento de sua cota, ela continua participando dos sorteios nas assembleias mensais até o grupo ser encerrado.

Caso a cota seja sorteada ou o grupo seja encerrado, você terá direito à restituição do valor contribuído para o grupo de consórcio.

Para conferir os grupos inativos de consórcio, clique no botão abaixo.

 

Documentos necessários para análise de crédito

Após a sua contemplação, o primeiro passo para a utilização de seua carta de crédito é a análise de crédito. Verifique no regulamento os documentos que você precisa apresentar na sua agência e agilize o seu processo:

Conversão em dinheiro

Para receber o valor da sua carta de crédito em dinheiro, é necessário ter sido contemplado há mais de 180 dias e quitar o saldo devedor da sua cota.

Não há possibilidade de conversão do crédito em dinheiro caso tenha utilizado o FGTS como lance.

A solicitação de conversão em dinheiro deverá ser efetuada em sua agência de relacionamento.

 

Extrato

O extrato para declarar o Imposto de Renda está disponível no nosso site.

Para verificar selecione o botão abaixo ou clique em Entrar no topo da página.

Na sua declaração é necessário informar os pagamentos das parcelas ou dos lances feitos em seu Consórcio Banrisul no ano anterior.

Consorciado não contemplado e/ou contemplado sem receber o bem ainda

Se você é consorciado não contemplado e/ou contemplado sem o bem entregue, digite:

  • O código 95 na Ficha de Bens e Direitos.
  • Os valores de parcelas pagas.
  • O valor de lance pago, se houver.
  • A razão social: Banrisul S.A. Administradora de Consórcios.
  • O CNPJ da Administradora: 92.692.979/0001-24

Consorciado contemplado que recebeu o bem

Se você é consorciado contemplado com o bem entregue, digite:

  • O código específico do bem adquirido na Ficha de Bens e Direitos.
  • Os valores de parcelas pagas.
  • O valor de lance pago, se houver.
  • A razão social: Banrisul S.A. Administradora de Consórcios.
  • O CNPJ da Administradora: 92.692.979/0001-24.

 

Você pode transferir sua cota contemplada ou não contemplada a qualquer momento, contanto que esteja com as parcelas adimplentes.

O processo de transferência deve ser encaminhado através de uma agência Banrisul.

O novo consorciado deverá comprovar renda líquida de no mínimo três vezes o valor da parcela.

Clique no botão abaixo e consulte os dados de atendimento de sua agência.

 

O encerramento do grupo ocorre após 60 dias contados da última assembleia.

Após encerramento, os valores pagos durante o período de contribuição do consorciado serão devolvidos: fundo de reserva, rendimentos e descontos, se houver.

Consulte no botão abaixo os grupos encerrados e se há valores a receber referentes ao encerramento do seu grupo.

Se houver valores

São identificados valores que devem ser devolvidos para o CPF/CNPJ informado. Para mais informações sobre os valores, a documentação necessária e as formas de recebimento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou acesse o Fale Conosco no menu Alguma dúvida?

Se não houver valores

Não há valores para o CPF/CNPJ informado.

Importante: Essa é uma consulta meramente informativa. Caso verifique qualquer divergência de dados, favor contatar a sua agência de relacionamento.